SONO INFANTIL

Troca do dia pela noite – Sono infantil

Olá, eu sou Shirlei Ribeiro Consultora do Sono Infantil. Quero mostrar para você que fica as noites inteiras com o seu bebê no colo tentando convencê-lo a voltar a dormir. Você faz de tudo, mas ele só quer brincar, interagir durante a noite. É a famosa troca do dia pela noite.

Publicidade

Eu vou te explicar por que é que isso acontece e como mudar essa situação na sua casa. Com algumas medidas bem simples que você pode aplicar ainda hoje e obter excelentes resultados.

A primeira coisa que eu gosto de explicar para os papais e as mamães é que essa história de trocar o dia pela noite não existe. Afinal de contas o bebê nem sabe o que é dia e noite.

Afinal o que nos faz identificar se é dia, ou é noite é a presença do sol e da lua. Dentro da barriga da mamãe não tinha sol e não tinha lua, lá ele vivia num mundo onde o dia e a noite eram iguais. Para ele, as 24 horas não tinham diferença no Ciclo Ultradiano que ele vivia.

Publicidade

Agora quando ele nasce e vem para esse mundo, ele tem que se adaptar à essa nova realidade. Ele passa a viver no ciclo Circadiano que nós vivemos, onde há diferenciação de dia e da noite.

E como ele vai aprender isso?

Com repetição, dia a dia o organismo dele vai acabar aprendendo. Porém se o papai e a mamãe tomarem algumas atitudes simples, esse processo vai ser muito mais fácil, muito mais tranquilo para o bebê e para a família.

Tem algumas medidas muito simples que o papai e a mamãe podem fazer. Com isso irá ajudar o seu bebê a se adaptar a essa nova realidade e principalmente a ajustar o seu reloginho biológico.

O relógio do bebê

Nós temos um “master clock”, que é um sistema interno do nosso organismo.

Ele que organiza tudo em termos de hormônio do nosso organismo, principalmente hormônios ligados ao sono.

É o horário de acordar, horário de dormir, para sentir fome, horário de ir ao banheiro e do intestino funcionar.

Publicidade

Todas essas funções são organizadas no nosso organismo com base no nosso “master clock”. Esse é o relógio biológico e que o do bebê vem “zeradinho”.

Ele vem totalmente desajustado, por isso que temos essa sensação de que o bebê trocou o dia pela noite. Isso porque o reloginho dele está de cabeça para baixo, perdido nessa nova realidade.

Para ficar mais claro para você entender como funciona os mecanismos, os hormônios do sono, vamos na sequência aprender.

Vamos aprender como ajustar esse relógio biológico com atitudes bem simples na sua casa.

Eu gosto de explicar para os papais e mamães que nós temos dois hormônios que controlam o sono.

Cortisol e Melatonina

O primeiro é o cortisol ele funciona assim como se fosse um interruptor que nos liga, que faz começar o dia.

E nós temos o outro hormônio que é a melatonina que ele funciona dessa maneira como se ele desligasse do nosso organismo e avisasse que é hora de dormir.

E esses hormônios eles funcionam em horários diferentes, então durante o dia nós temos maior concentração do cortisol que nos deixa acordado e a noite nós temos maior concentração da melatonina, essa fase escura para que nos faça adormecer a noite.

Esses hormônios funcionam assim como que se fossem uma gangorra. Quando o cortisol está lá em cima a melatonina está lá embaixo.

Quando a melatonina está lá em cima o cortisol está lá embaixo.

Porque no nosso exemplo lá do interruptor, ou o interruptor está ligado ou ele está desligado, não tem como estar as duas funções ao mesmo tempo, aliás um interruptor que está na metade ele não funciona bem.

Publicidade

Então o que nós precisamos é trabalhar para que na hora certa o cortisol esteja lá em cima para o bebê acordar na hora certa, estar ativo durante o dia e a melatonina esteja em alta na parte da noite que é o momento em que o bebê deve adormecer.

E aí o nosso “master clock” e o relógio do seu bebezinho confuso porque não sabe ainda diferenciar e que hora que ele deve produzir cada um desses hormônios. Tudo o que nós não queremos é que o seu “master clock” fique assim confuso de cabeça para baixo. Nós vamos aprender agora como organizar essa situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *