Privação do sono infantil – Aprenda os sinais
Eu quero mostrar exatamente sobre esses sinais de privação de sono.
Para isso eu preparei uma imagem para facilitar o entendimento.
Sinais de privação de sono, como foi explicado no posto anterior é quando passamos da nossa janela de sono de 16 horas.
O que acontece é que começamos a bocejar, abrir a boca de sono, passando mais ainda da nossa hora de dormir.
Os nossos olhos começam a coçar e tem gente que fica com os olhos vermelhos.
Se insistirmos a continuarmos acordados, sentimos mais sintomas físicos ainda, normalmente uma dor na nuca.
O ombro fica com o corpo pesado e se extrapolamos ainda mais, muitas vezes chegando com 23 horas já sem dormir.
Começamos a sentir até dores de cabeça intensa, são esses os sinais de privação de sono no adulto.
Sinais de privação de sono na criança
E na criança são exatamente os mesmos, com a diferença de que nós começamos a sentir esses sinais de privação de sono depois de 17 horas acordado. Os bebês têm a janela de sono bem menor e é por isso que o bebê tem essa janela de sono.
O bebê tem a janela de sono de duas horas, significa que duas horas e meia acordado, apenas 30 minutos além da janela dele, já dá um impacto para nós. Isso é como se nós já estivéssemos acordados há umas 20 horas.
Então com 20 horas acordado, passamos quatro horas da nossa hora de dormir e já temos todos esses sintomas. O bebê com 30 minutos que já extrapolou da hora dele dormir ele já tem esses sinais.
O bebê começa a bocejar, coçar os olhos, sentir dores nas nucas e nos ombros, mas ele não sabe falar e comunicar isso. Ele começa a chorar porque ele está sentindo dor.
Normalmente fica esse choro estridente com as mãozinhas próximos do pescoço e da cabeça sinalizando que ele está com aquele incômodo.
Ele chora, coloca as mãozinhas entre os olhos perto da cabeça, porque a cabeça já está doendo. Então muitas vezes os papais e as mamães começam a colocar o bebê para dormir quando eles apresentam esses sinais, achando que agora que ele está com sono.
No entanto o bebê já estava com sono 30, 40, 50 minutos uma hora atrás, isso sinaliza que já passou muito da hora dele dormir.
E aí fica muito difícil realmente fazê-lo dormir nesse momento. Porque está com dor de cabeça, dor na nuca, e o que é que os pais fazem?!
Observando os sinais de privação de sono
Começam a colocar o bebê no colo e começam a balançar, balançar e balançar mais a cabeça dessa criança. Então fica ainda mais difícil dela dormir, por isso que as vezes ficam de uma hora até duas horas para criança dormir.
Eu balanço uma hora e ele dorme? Não! Na verdade, ele apaga. Lembre-se, nós também quando chegamos nesse nível de privação de sono, muitas vezes por mais que insistimos em se manter acordado o corpo simplesmente apaga.
Com isso acontecem vários acidentes diariamente com pessoas que dormiram no volante porque ultrapassaram da hora de dormir e o corpo simplesmente apaga.
Com a criança é a mesma coisa, ela passou muito da hora de dormir, ela fica com dificuldade de adormecer e relaxar.
Ela já está com os sintomas físicos, mas uma hora de tanta exaustão ela acaba apagando e dorme.
Por isso que demora esse tempo de até “apagar”, os pais ficam tentando fazer a criança dormir.
A criança não dorme porque não consegue relaxar porque está com dor e aí as coisas não funcionam. É importante entender que a janela de sono do bebê é muito pequena.
Quando passa meia hora que seja, na hora de dormir ela vai estar com todos esses sintomas e vai ficar muito mais difícil para colocá-la para adormecer. Por esse motivo é que chora tanto.
A importância de oferecer um ambiente tranquilo para o sono
Então como é que eu faço para evitar que isso aconteça? O grande segredo é acertar a hora de oferecer o sono para essa criança, você tem que ficar de olho nos primeiros sinais de sono.
Aquele bebezinho que estava brincando, de repente, encosta a cabecinha no tapete. Se ele está na cadeirinha e encosta a cabecinha do lado da cadeirinha, larga o brinquedo e encosta numa almofada, numa ponta do sofá ou qualquer canto.
Simplesmente se joga no tapete. A mamãe às vezes olha assim e fala: “A criança está espalhando aqueles brinquedos, de repente parou.” A mãe fala: “Pelo menos acalmou.”
Não, pelo menos não acalmou não, levanta sua anteninha porque é hora de oferecer o sono. Ele fica paradinho, larga os brinquedos e fica só mordendo a mãozinha. Fica uma mãozinha perto da cabeça e a outra mãozinha mordendo, sinal de que o cérebro já está começando a ficar cansado.
O olhar fica vidrado e começa a olhar para o nada, para uma parede branca. Ele começa olhar para um quadro e fica lá o olho vidrado e a mamãe fala: “Olha ele está olhando o quadro, está enxergando”.
As vezes os quadros decorações chamam a atenção da criança, mas normalmente a criança quando está só admirando o quadro ela mexe os bracinhos e as perninhas e fica mais agitada.
Quando ela fica assim, paradinha com o olhar vidrado no ponto já é sinal de sono.
Outra coisa quando eles começam a chupar a própria língua ou chupar mais forte a chupeta. Também ele coloca a mãozinha na orelhinha dando uma coçadinha, já sinaliza também que já está chegando muito próximo do final da janela de sono dele.
Sono chegando
Então, atenção para esses sinais. Primeiramente, o bebê está paradinho, está interagindo menos.
Além disso, buscou a chupeta e colocou-a na boca. Em seguida, ficou lá só chupando a chupeta, com a mãozinha na orelha.
Além disso, largou os brinquedos e ficou quietinho, olhando para um ponto fixo.
Percebeu que o bebê deu aquela paradinha e mudou o jeito que ele estava?
Ele estava ativo, brincando, e de um minuto para o outro parou. Nesse momento, é a hora de oferecer o sono.
Pare o que você está fazendo, se estiver conversando com alguma pessoa, peça licença e se retira com esse bebê.
Leve-o para um ambiente tranquilo onde ele possa adormecer sem agitação, de forma que ele consiga fazer tranquilamente o seu soninho.
Lembre-se de que as boas sonecas ao longo do dia são garantia de um bom sono noturno.