O que é disquesia?
Disquesia é quando o seu bebê fica fazendo força por bastante tempo e não sai coco?
Isso acontece com a maioria dos bebês e é um nomezinho bem complicado. Isso é nada mais nada menos do que o bebê fazer força.
O bebê fica vermelho se espremendo por cerca de 20 minutos sem conseguir fazer coco.
Quando consegue, essas fezes ainda é mole e a gente fica se perguntando, por que tanta força para fazer um coco mole?
Nos primeiros dias de vida do bebê tanto faz ele fazer coco de 5 a 7 vezes no dia a cada mamada. Também tanto faz ele passar de 7 a 10 dias sem conseguir fazer coco.
E isso acontece por causa da imaturidade do sistema gastrointestinal do bebê. O bebê não consegue controlar a vontade de fazer coco com o evacuar, igual aos adultos.
O bebê tem a vontade de fazer coco, mas ele ainda não consegue liberar.
E como isso também é algo fisiológico o que a gente tem que fazer é ajudar esse bebê a fazer o coco.
Vejamos algumas dicas
A primeira dica é se acalmar, lembra que também foi a primeira dica quando o assunto é aliviar as cólicas do bebê.
A segunda dica que eu sempre dou, afrouxe a fraldinha. Essa dica pode parecer que é besteira, mas não é. Quando o bebê está fazendo força querendo soltar o coco, se a fralda estiver muito apertada vai atrapalhar. Deixe então a fraldinha com folga que vai ajudar bastante.
A terceira dica que vocês podem fazer é colocar o seu bebê de “cócoras”, ou seja, na posição de higiene natural.
Higiene natural é você levantar as perninhas do bebê e isso vai fazer com que o coco saia, porque ele vai estar num ângulo favorável para saída do coco.
A disquesia não é prisão de ventre, então não precisa ficar dando óleo mineral ou qualquer outro tipo de laxante para o seu bebê, isso é muito importante.
A quarta dica, não precisa usar nenhum estímulo para o bebê fazer coco, como por exemplo usar supositório de glicerina.
Então não é recomendado você fazer isso porque sempre você vai acostumar o bebê a fazer coco somente quando tiver um estímulo e não preparar para que ele fique maduro e consiga controlar essa vontade de fazer coco e liberar.
E um alerta que eu sempre dou também é que não precisa dar água, chazinho ou frutinhas que tenha ação laxante, se o bebê for menor de seis meses, então não é prisão de ventre, vocês precisam entender que é um processo fisiológico que a maioria dos bebês vão passar.
Como aliviar gases?
Para saber como aliviar, você precisa saber o porquê o bebê tem gases.
O primeiro motivo é o bebê engolir muito ar nas mamadas, então é importante ajustar a pega para evitar a ingestão excessiva de ar.
O segundo motivo está relacionado à imaturidade do sistema digestivo do bebê, que ainda não possui a capacidade total de lidar com certos nutrientes e substâncias presentes nos alimentos.
Essa quebra do alimento que eu expliquei no episódio anterior, faz com que o bebê forme muitos gases e é por isso que são os dois principais motivos que eles têm gases.
E uma pergunta que eu recebo bastante aqui é como diferenciar gases de cólica, então vamos lá.
Primeira coisa, quando o bebê está só com gases, esses gases podem aparecer tanto durante o dia, quanto durante a noite, diferente da cólica que já teve alguns estudos que ele aparece mais para o final e a noite.
O choro do bebê com gases também é diferente, não é aquele choro intenso sem parar que nada consola como na cólica que eu expliquei.
Aqui ele fica fazendo som de “nhe”, quando vai fazer força para soltar “gás” ele para esse choro. Fique atento a essas contínuas e dá para perceber quando ele está querendo soltar um “pum”.
Como podemos aliviar essas cólicas?
Algumas dicas importantes devem ser seguidas para você cuidar do seu bebê. Primeiro, certifique-se de ajustar a forma como você segura o bebê, a fim de evitar que ele seja necessário.
Você pode fazer isso posicionando-o corretamente durante a alimentação ou ao carregá-lo no colo.
Em segundo lugar, sempre que possível, alimente seu bebê com leite materno, pois é o melhor alimento para ele.
O leite materno possui todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento saudável e oferece benefícios adicionais para o sistema imunológico.
Terceiro, utilize as mesmas técnicas de massagem para aliviar as cólicas que foram mencionadas anteriormente. Essas massagens podem ajudar a relaxar o bebê e aliviar o desconforto abdominal causado pelas cólicas.
Em quarto lugar, evite o uso de medicamentos necessários. No caso de gases, o único medicamento recomendado é o que contém simeticona.
Consulte sempre um profissional de saúde antes de administrar qualquer medicamento ao seu bebê.
A partir de agora, confie em si mesmo e mantenha a calma. Você já possui o conhecimento sobre cólicas e gases no seu bebê, e está seguindo as orientações da farmácia. Espero ter ajudado todos vocês com essas informações valiosas.