Introdução Alimentar – Suco
Olá, meu nome é Daniele Mendes, nutricionista materno infantil e ainda estamos falando sobre a introdução alimentar.
Nesse post nós iremos falar somente sobre o suco, isso mesmo, pode ou não pode o suquinho na introdução alimentar?
Faz mal ou não faz mal? Vem cá, vem comigo que vamos descobrir.
Então olha só, o suco ainda nos dias de hoje é um grande questionamento das famílias, se realmente pode, se realmente não pode oferecer o suquinho para o bebê.
Então o que é que precisamos entender é se esse suquinho faz mal, bom eu diria que não faz bem.
Não temos nenhuma vantagem em oferecer um suco para o bebê.
Os próprios órgãos de saúde como a sociedade brasileira de pediatria, a americana e o ministério da saúde, orienta que não é adequado oferecer qualquer tipo de suco até um ano de idade.
Mas por quê? Vamos entender de verdade o porquê não oferecer o suquinho.
Não dê suco
Oferecer suco de frutas para bebês resulta em uma concentração elevada de frutose. Um copo de suco pode conter o equivalente a pelo menos três laranjas inteiras.
O suco acaba ocupando o lugar da fruta in natura. Porém, o meu bebê poderia estar comendo a laranja. Além disso, ele ia estar treinando a mastigação e coçando a gengiva. Assim, ele ia estar sabendo lidar com aquela fibra de mastigar e treinar. Por fim, ele está se acostumando com a fibra.
Quando oferecemos o suquinho para o bebê, além desse suco ser um concentrado com muita frutose e fazer picos de insulina, o bebê acha aquilo uma maravilha.
Para o bebê é fácil não precisar mastigar, ele vai só sugar aquele suquinho, ele enche a barriguinha, aquilo dá energia e aí o seu bebê fica superfeliz!
Foi fácil e eu estou com a barriguinha cheia, mas a nossa intenção é não facilitar a vida do bebê para que ele tenha um melhor desempenho, um melhor desenvolvimento.
Introdução Alimentar – Água
Quando é e de que forma eu começo a ofertar a água para o meu bebê?
Eu preciso estimular a mastigação do meu bebê. Além disso, eu preciso que ele treine essa mastigação. Portanto, é muito mais interessante oferecer uma fruta, como por exemplo o pedaço da melancia, a laranja e a maçã. Em contraste, oferecer o suco não é tão benéfico.
Quando ofertamos o suco, limitamos muito essa experiência do bebê. Quando damos o suquinho, o bebê não toca na fruta, ele não está fazendo a exploração sensorial. O bebê, além de não mastigar não está ali ingerindo a fibra.
E o que é que acontece? Geralmente os bebês gostam muito do suquinho, porque como eu disse, é fácil, encheu a barriguinha e o bebê vai querer cada vez mais o suquinho, então o suco acaba tomando o lugar de outros alimentos.
Pense nisso
Vocês já pararam para pensar nisso?
É por essa e várias outras razões que não deve oferecer o suco para o bebê, da mesma forma que não se deve facilitar a vida do bebê.
A mesma coisa vale, por exemplo, quando falamos e orientamos que temos que evoluir a textura da comidinha do bebê. Isso ocorre porque, se nos adaptamos ao bebê e deixamos ele só naquela textura de amassadinho da papinha, o bebê fica acostumado.
Você vai observar que quando mudamos, quando deixamos o pedacinho maior nos primeiros dias pode ser que o bebê rejeite: “Opa isso aqui já não está fácil para mim, eu queria o pedacinho, o amassadinho”. Aí a mamãe: “Hum!”. Hoje ele não comeu tão bem.
A mãezinha no dia seguinte, em vez de insistir no pedacinho maior e em evoluir a textura, ela regride. Além disso, ela diz: “Hoje eu vou amassar porque amassadinho ele come melhor ou ele vai comer mais. Por outro lado, ontem ele deixou o pedacinho e não comeu.”
Só que quando facilitamos a vida do bebê dessa forma, não colaboramos com o desenvolvimento dele. Por isso que não se deve oferecer o suco.
Até um ano de idade não se oferece suquinho para o bebê, também não oferecemos água de coco. Por ter um sabor semelhante e adocicado, a água de coco também atrapalha o nosso bebezinho a gostar da água pura.
Mamãe, não se precipite, vamos esperar o nosso bebê primeiro a se acostumar e gostar de beber a água pura. Lá na frente depois apresentamos a água de coco e os sucos para ele.