Introdução alimentar – Água
Olá, eu sou Daniele Mendes, nutricionista materno infantil e nesse post nós vamos falar sobre a água.
Quando e de que forma eu começo a ofertar a água para o meu bebê na introdução alimentar.
Nós já vimos aqui que a introdução alimentar começa aos seis meses de vida. Durante esse período, começou a ofertar para o nosso bebê os alimentos sólidos e, além disso, a água torna-se uma dúvida muito comum de todas as mamães.
Começamos a oferta de água pura para o nosso bebê, no mesmo momento, no mesmo dia que iniciamos a introdução de alimentos sólidos.
Geralmente o nosso bebê vai começar com uma refeição, ou pelas frutinhas, ou pelos vegetais, ou legumes. O bebê vai começar a comer, meu bebê vai começar hoje, ele vai comer a primeira frutinha, então o que é que eu vou fazer?
Hoje eu também vou iniciar a primeira oferta de água pura para o meu bebê.
Então a partir do primeiro momento que você iniciou a introdução alimentar, seu bebê precisa também iniciar o consumo de água.
Como que oferecemos essa água, qual a quantidade?
Água pura
Temos uma ideia de quantidade pelo volume gástrico do bebê. A orientação é de que a gente ofereça, ofereça e ofereça.
Vai oferecer essa água no copinho que você escolheu, no copinho que te orientaram, várias vezes ao dia.
O que eu gosto de orientar, a mãe, o pai, o cuidador dessa criança, quando esse adulto que está perto for beber água, que ele leve o bebê.
Então eu vou beber água, vou aqui no filtro da minha casa com o meu bebê no colo, estou bebendo água, o meu bebê está vendo que eu estou bebendo água, então eu vou pegar o copinho dele, vou ofertar essa água para ele também.
Vamos estimular esse consumo de água. Além disso, é interessante que o seu bebê tenha lá o copinho de água dele espalhado pela casa em lugares planejados, especialmente nos lugares onde o bebê mais fica.
É bom que se tenha lá o copinho de água; além disso, é importante que a todo momento se ofereça essa água e que se deixe esse copinho de água disponível para o bebê.
Dessa forma, ele poderá pegar e explorar o copinho, se acostumando gradualmente com ele.
Nós já vimos nos outros posts que os sucos não devem ser oferecidos na introdução alimentar. Portanto, nada de suquinho até pelo menos 1 ano de idade do seu bebê. Além disso, outra dúvida muito frequente é sobre a água de coco.
Água de coco
Podemos dar água de coco para o bebê?
Poder, pode, mas não deve, porque assim como o suco, a água de coco tem um sabor mais adocicado.
Evitamos oferecer água de coco nesse primeiro ano do bebê nessa fase de introdução alimentar, para que o nosso bebê goste e se acostume com a água pura.
Por um lado, o que se observa é o seguinte: muitos bebês são expostos ao consumo de suco e de água de coco de forma precoce nessa fase de introdução alimentar.
É importante considerar os possíveis impactos dessas escolhas na saúde dos pequenos.
Por outro lado, esses são os bebês que têm mais dificuldade de gostar e de aceitar a água pura.
Nesse período da introdução alimentar, nós consolidamos esse hábito da água, do bebê gostar da água e conseguir ter uma boa ingestão por dia.
Depois de um aninho, nós podemos oferecer um suco ou uma água de coco numa quantidade já adequada e de forma esporádica.