SONO INFANTIL

Como acalmar o bebê durante uma crise de choro

Olá, eu sou Shirlei Ribeiro, Consultora do Sono Infantil. Neste post, eu quero mostrar para você como fazer para acalmar o bebê durante uma crise de choro. Essa crise geralmente acontece no final do dia do seu bebê, lá por volta das 5 horas da tarde, 6, 7, 8, 9, e às vezes até às 10 horas da noite. É um choro incontrolável, que parece cólica, e você não sabe como tranquilizar o seu bebê.

Publicidade

Se você não viu o post anterior te convido a ver (crises de choro) onde eu explico porque esse chororô acontece e quando que isso acontece. Nós vamos mostrar agora como evitar esse choro.

Mas vamos lá, já aconteceu, Shirlei. Porém, ele já entrou em efeito vulcânico e está com aquela crise de choro. Agora, como é que eu faço para acalmar esse bebê, conseguir relaxá-lo e ajudá-lo a adormecer sem usar remédios?

Esse é o sinal de que ele está tendo uma crise de choro causado pelo efeito vulcânico, então um choro muito estridente parecendo com dor.

Publicidade

Fazer massagem, dar chá ou qualquer outra coisa não vai adiantar nesse momento, então o que você realmente deve fazer nessa hora.

Antes de mostrar o que você precisa fazer na prática, primeiro eu preciso te explicar o seguinte. No post anterior, eu tinha até mostrado umas explosões da cabeça do bebê. Além disso, te mostrei as cenas de como ele está extremamente nervoso, irritado e chorando.

Então, ele não está num momento de calma e relaxado; na verdade, ele está extremamente estressado, literalmente, naquela situação de dor em que ele não sabe o que fazer. E para você entender, nessa hora, para adormecer, o ideal seria a pessoa conseguir se controlar, se acalmar e relaxar.

Porém, seu bebê não tem condição de fazer isso e é por isso que eu trouxe esse desenho para que você veja.

Corregulação do cérebro

Esse aqui é o nosso cérebro e essa parte clara que é do lobo frontal é que controla as nossas emoções, nossos sentimentos, a parte do autocontrole e aí ele pode se acalmar, só que o seu bebê ele nasce sem uma parte desenvolvida.

Essa parte vai se desenvolver mais tarde normalmente após os 7 anos é que essa parte começa a ser desenvolvida, isso significa que é fisicamente impossível para o seu bebê se acalmar sozinho.

Publicidade

Por conta disso, a natureza criou um sistema chamado de CORREGULAÇÃO. Enquanto o cérebro do seu bebê não é capaz de se acalmar ou de se regular sozinho, fazer autoregulação, ele precisa de uma outra pessoa para se espelhar.

Além disso, nós somos dotados de neurônios espelhos, que copiam a reação da pessoa que está ao nosso redor.

Ele funciona por toda nossa vida, você já deve ter sentido isto, alguém está rindo e você não sabe nem porque ele está rindo, dali a pouco você está rindo também.

Alguém boceja, abre a boca de sono e, consequentemente, você sem perceber já está abrindo a boca de sono também. Isso ocorre porque os seus neurônios espelhos estão espelhando a pessoa que está ao seu redor.

Além disso, é importante ressaltar que os nossos bebês nascem com neurônios espelhos, e, dessa forma, eles precisam se espelhar na pessoa que está ao redor para aprender e se desenvolver.

O seu cérebro vai se ligar com o cérebro do seu bebê, ativar os neurônios espelho dele, vai sair do seu cérebro e espelhar lá no cérebro do seu bebê para que ele consiga se regular e se acalmar.

Formas de acalmar o bebê

Eu trouxe aqui uma imagem onde o bebê está chorando, está extremamente nervoso também, o cuidador aqui mantém a calma e abraça o bebê, encosta a cabeça com cabecinha dele.

Essa é uma outra maneira que você pode fazer, dá uma enroladinha no bebê, principalmente os menorzinhos para remeter ao útero.

Dá uma leve balançadinha com voz amena acalmando o bebê, pode ser cantando uma musiquinha ou falando: “Mamãe está aqui, tá tudo bem”, para que o bebê comece a se acalmar.

Tem outras dicas práticas que você pode fazer quando o bebê estiver muito agitado.

Vou te mostrar algumas opções de banho muito simples para acalmar o bebê.

Publicidade

Colocar água morna pela metade do balde, pode pegar no chuveiro e no balde de água coloque o bebezinho sentado. Só segura a cabecinha para aqueles que não conseguem sustentar a cabecinha ainda, nessa água morna. Nesse ambiente fechadinho que lembra o útero para o bebê, vai acalmá-lo.

Outra maneira que é uma maneira rápida é o banho de chuveiro, deita o bebezinho, joga uma água quente só nas costas dele, não joga na cabeça nem no rosto. Isso pode deixá-lo mais nervoso ainda, deixa a cabecinha de fora e deixa a água batendo só nas costas.

O papai pode fazer ou qualquer outro cuidador, não precisa ser só a mamãe, um banho de chuveiro acalma o bebê também nessa hora.

Contato com a pele

Outra coisa que também você pode fazer é o contato pele a pele, na imagem mais acima da vovó abraçando, ela estava vestida.

Mas uma outra maneira que você pode fazer é fazer o contato com a pele.

No contato pele a pele, o ideal é que a pessoa saia do meio das pessoas. Além disso, ela deve ir sempre para o canto sozinha.

Somente uma pessoa que vai acalmar o bebê deve estar presente, pois isso atrapalha também a corregulação. Isso ocorre porque não é possível regular com 3 ou 4 cérebros ao mesmo tempo.

É necessário apenas um único cérebro para se ligar, como vimos na imagem acima.

A pessoa que vai acalmar o bebê vai para um ambiente onde pode ficar sozinho, um ambiente mais escurinho e tira a parte da roupa de cima.

Seja papai ou seja mamãe, deixe o bebê só de fraldinha. Além disso, abrace o bebê no contato pele a pele, falando suavemente: “A mamãe está aqui, papai está aqui”. Com isso, você irá acalmar a criança e ajudá-la a relaxar.

Sempre aproximar a cabeça da criança, mantenha o contato visual, olha nos olhos da criança, segura a mãozinha e conversa com ela acalmando e ajudando ela a encontrar o modo de relaxamento.

Método canguru

Outra maneira, porém, é utilizar o método canguru. Para aqueles que possuem sling, essa técnica consiste em ir a um ambiente escurinho, completamente sozinho, sem a presença de mais ninguém.

Além disso, pode-se adicionar um “ruidinho branco” ou uma música mais relaxante, até mesmo uma música orquestrada suave.

Durante o processo, é importante abraçar o bebê e colocar a mãozinha na cabeça, sempre falando que está tudo bem e que a mamãe e o papai estão ali presentes.

Para quem não tem o sling pode colocar o contato pele a pele, faz sem camisa e o bebê só de fraldinha. Coloca uma mantinha nas costas, não enrola o bebê inteiro para não atrapalhar o contato e deixe pele a pele, põe só em cima desse jeito como ele (na imagem) coloca o braço nas costas dele.

Segura com a mãozinha e converse suavemente, acalmando a criança para que ela volte ao estado emocional mais tranquilo e consiga relaxar para adormecer.

São medidas muito práticas e rápidas, que você faz e consegue em poucos minutos acalmar seu bebê e relaxar e com um novo estado emocional mais tranquilo e mais calmo você consegue fazer com que ele adormeça.

O seu bebê vai se sentir muito melhor depois de uma boa noite de sono, ele vai conseguir melhorar e acordar bem disposto novamente.

Quando tiver com o sling, e suavemente imaginando um oito no chão. Porque esse movimento leve só do caminhar lembra muito o movimento do bebê quando ele estava no útero da mamãe. Além disso, tudo que remete ao útero e faz ele lembrar aquela fase dentro do útero, irá acalmá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *