SONO INFANTIL

Ajustando as horas de sono do bebê

No post anterior nós entendemos sobre o que é um “master clock” revirado, que são as horas de sono do bebê. Os hormônios produzidos no horário errado, vão causar essa confusão aí que se chama de “trocar o dia pela noite”.

Publicidade

Como é que eu faço então para ajustar o “master clock” do meu bebê?

Nós temos uma metodologia que é a terapia de luz, porque, o cortisol é produzido na presença de luz. O cortisol é o hormônio do dia, isso é próprio da natureza.

Assim que o sol aparece, a luz natural entra pela nossa retina e nosso cérebro entende que é dia e produzimos o cortisol.

Publicidade

O inverso é verdadeiro também, quando a luz some, a luz do dia vai diminuir, a noite começa entrar e os nossos olhos começam a sentir a ausência da luz, percebe que está escurecendo.

E começou a produzir a melatonina que vai no seu horário de pico nos fazer adormecer. É assim desde que mundo é mundo, acontece que o homem inventou uma coisa para atrapalhar um pouco o sistema, a lâmpada elétrica.

Antigamente nosso organismo se baseava somente pelas luzes da natureza.

Mas hoje em dia existe uma lâmpada elétrica, principalmente as luzes de LED que confundem muito o nosso cérebro. Então ele não sabe identificar que já é noite com toda aquela luminosidade.

Ajustando a rotina

Qual o primeiro passo que você mamãe e você papai podem fazer aí na sua casa.

O bebê acordou de manhã, abra as cortinas, deixa a luz do sol entrar e comece o que nós chamamos de “ritual de bom dia”.

Publicidade

Converse com seu bebê, interaja para que ele perceba que as coisas estão diferentes. Antes ele estava num ambiente escuro, estava silêncio porque era noite e agora mudou, agora veio luz, veio gente conversando com ele.

Você já mexe com seu bebê, troca a primeira fraldinha, leva ele para uma janela, para varanda, para garagem, para que ele veja pelo menos de 15 a 20 minutos a luz do sol.

Você não precisa tirar a roupinha, não precisa dar aquele banho de sol que era só de fraldinha. Antigamente as vovós ensinavam: “Nada disso é necessário, pode levar ele com a roupinha, já trocou a roupinha, leva ele”.

O bebê acorda morrendo de fome querendo mamar, não tem problema, dá o primeiro “mama” próximo de uma janela.

Deixe a janela aberta com vidro e tudo, o vidro aumenta a radiação ultravioleta que não faz bem para pele do bebê, não faz bem nem para nossa.

Então você tira o vidro e deixa a luz entrar, se não tiver como fazer isso perto de uma janela, vai na varanda, vai na garagem. Veja o que for mais cômodo para você. Para que você consiga amamentar tranquilamente e que seu bebê veja essa luz do sol.

Criando equilíbrio

Isso é importante para que a “gangorrinha”, suba no seu pico de cortisol, conforme mostrado anteriormente.

Porque 12 horas depois quando ela inverter, o corpo vai estar pronto para fazer o pico da melatonina.

Então 12 horas depois que ele acordou, você vai inverter essa questão da luz, ou seja, você vai começar a escurecer o ambiente.

Lembre-se sempre da natureza, a natureza vai escurecendo gradativamente para noite entrar, então você vai fazer a mesma coisa.

Você não vai escurecer só na hora que a criança for dormir porque ela não vai ter tempo de produzir o hormônio.

Publicidade

Comece a escurecer o ambiente uma hora e meia antes dela dormir. Você vai fechar as cortinas, na hora de acender a luz (quando escurecer precisa acender a luz).

Prefira ter lâmpadas incandescentes que você vai comprar na cor vermelha ou laranja, elas são bem simples. Essas lâmpadas você encontra em lojas de materiais de construção, até pela internet você encontra.

Elas são muito simples e baratinha e você vai colocar em lugares estratégicos na sua casa, onde você possa ficar com o bebê sem que ele fique exposto à essas luzes amarelas ou luzes brancas ou lâmpadas de LED que usamos na nossa casa.

Hora do banho

Então o bebê pode brincar no tapetinho próximo onde tem uma luz vermelha.

Você vai dar banho no bebê para você fazer o seu ritual de sono, por isso que eu recomendo sempre ter.

Se você não quer colocar no seu banheiro com a luz vermelha.

Então na hora de dar banho no bebê em vez de ligar a luz principal, de cima, liga só a luz do suporte, a lampadazinha vermelha.

Mas se você não tem como fazer essa instalação na sua casa, você pode levar um abajur.

Tem vários abajures infantis de criança, você pode comprar nas lojinhas de bebês.

Quando você põe a luz vermelha, então você leva esse abajur para o banheiro e dá o banho no seu bebê já com a luz vermelha.

Troca o pijaminha já na luz vermelha, no quarto dele você mantém a luz vermelha ligada durante a noite para você ficar.

Acrescentando som

Você vai precisar atender o bebê, fazer uma troca de fralda, a “luzinha” vermelha está lá e aí você vai colocar o seu “ruidinho branco” e isso são pontos que você pode fazer para diferenciar o dia da noite.

Então observe que o seu bebê vai começar a se acostumar e aquela luz vermelha com aquela musiquinha que é o “ruído branco” que eu recomendo muito usar.

São coisas que só aparecem na hora de dormir, são indutores do sono.

O cérebro dele vai começar a se acostumar e quando eu começar essa sequência, do banho com a luz vermelha, de colocar o pijaminha daquela mamada no escurinho.

Aquela música diferente que ele não ouviu durante o dia, ele só ouve na hora de dormir, o cérebro dele vai se acostumar.

OPA!!! Está chegando a hora de dormir e aí sim ele vai conseguir adormecer melhor.

Então o cérebro dele começa a diferenciar, o dia da noite, o ‘master clock’ dele começa a se ajustar.

E aí as coisas ficam muito mais fáceis e seu bebê começa a dormir à noite, interagir, brincar ao longo do dia, como deve ser.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *