SONO INFANTIL

A luta contra o sono

Olá, eu sou Shirlei Ribeiro Consultora do Sono Infantil e se você fica horas balançando seu bebê, para lá e para cá e ele não dorme de jeito nenhum.

Publicidade

Mesmo dando sinal de sono e você vê que ele não consegue dormir cedo.

Eu vou te explicar por que isso acontece e como mudar essa situação com medidas bem simples que você pode implantar ainda hoje na sua casa.

Vamos entender então por que que o bebê luta tanto para dormir, eu vou te explicar direitinho como agir nessa situação.

Publicidade

Mas antes eu preciso te explicar por que é que isso acontece, é um conceito muito simples chamado janela do sono.

Talvez você já tenha até ouvido falar na internet, já pegou até aquelas tabelas prontas de internet sobre janela do sono.

Mas ninguém te explicou direitinho como funciona, por que é que essa tal janela do sono acerta tanto na hora de dormir e porque que ela está diretamente ligada com a luta contra o sono.

Primeiro vamos entender como funciona a janela de sono no adulto e na criança.

Janela de sono do adulto e da criança

A janela do sono nos adultos varia de pessoa para pessoa, assim como também varia de bebê para bebê.

Mas assim em média um adulto dorme de 7 a 9 horas, por noite, então a média são 8 horas de sono que normalmente se adota como um padrão. O adulto dorme 8 horas e as outras 16 horas ele mantém acordado, essa é a janela do sono.

O adulto acorda, passa 16 horas acordado e dorme 8 horas. Temos então só uma grande janela do sono.

Publicidade

No bebê não funciona dessa maneira, então como é que fica as 24 horas do bebê?

Apareceu o sol, ele acordou, trocou a fralda, mamou, fez o coco dele e tomou banho, voltou a mamar, já está na hora de dormir de novo. Chega a hora do bebê ter a primeira “sonequinha”.

Acordou, vai fazer tudo novamente, vai tomar o leite, vai brincar um pouquinho, faz coco, troca a fralda e dali a pouco, já quer dormir de novo. Já é hora de o bebê tirar uma segunda soneca, vai voltar a fazer as atividades dele novamente e vai uma terceira soneca.

Fez as atividades de novo, já está na hora de silenciar o ritual noturno e começar a noite. Com 12 horas depois, está dividido o dia aqui.

E aí ele entra no sono noturno dele que deve durar até o outro dia de manhã, aí você fala: “Ai filho, mas não é assim não”. Ele acorda na madrugada, sim, é esperado que o bebê acorde de 2 a 3 vezes dependendo da idade. Se for muito novinho, o recém-nascido, nós esperamos que acorde umas três vezes para mamar.

Ajustando as mamadas

Depois esse número vai reduzindo para 2 mamadas, uma mamada só, até que a criança não precise mais mamar na madrugada. Com isso ele já consegue ficar 10, 11, 12 horas seguidas sem precisar se alimentar na madrugada.

Mas esse “mama” ele deve ser só para se alimentar mesmo, então o bebê acorda, mama 5 minutos, depois terminou de mama, já está dormindo novamente.

Passou lá suas três, quatro horas, vai querer mamar de novo, mama 5 minutos volta a dormir e aí vai adormecer.

Passou 4 ou 5 horas e o dia já está amanhecendo novamente, e ele vai começar outro ciclo, então esse aqui é o padrão da janela normal. É isso o que se espera de um bebê.

Deu para entender como funciona a janela do sono?

Nós temos uma grande janela do sono de 16 horas e o bebê tem janelinhas de sono pequena. Uma coisa que precisamos entender que está diretamente relacionada a janela do sono é o seguinte.

Publicidade

Como foi explicado, nós temos uma janela do sono de 16 horas, conseguimos ficar 16 horas acordado fazendo as atividades. Quando passamos dessa janela de sono, que geralmente dura aproximadamente 8 horas, estamos há 17 horas ou mais acordados. Nesse ponto, você deve ter sentido o que seguiu de sinais de privação de sono.

Começamos a ter aquelas reações que o nosso corpo precisa, portanto, dormir, porque já passamos do horário que deveríamos estar descansando. Em outras palavras, já está pulando a nossa janela de sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *